O triathlon surgiu em San Diego, Estados Unidos, em 1974 em um clube de atletismo que, ao dar férias para seus atletas, passava uma planilha de treinamentos que constava principalmente exercícios de natação e ciclismo. Ao voltarem das férias, os treinadores faziam um teste para saber se eles tinham cumprido a planilha.
O teste era composto por 500 metros na piscina do clube, 12 km pedalando e 5 km na pista de atletismo.
Nas férias seguintes, os treinadores repetiram a dose, mas dessa vez convidando os salva vidas de San Diego para um desafio.
Os atletas levaram nítida vantagem. Para as férias seguintes, os salva-vidas propuseram algumas modificações: a natação passaria a ser no mar e teria 700m, o ciclismo na avenida da praia e arredores com 15 km e uma corrida de cross country de 4,5 km.
Assim surgiu o triathlon, que passou por diversas modificações até chegar à forma olímpica atual.
Algumas pessoas contam erradamente que o esporte surgiu no Havaí.
Na verdade, no Havaí surgiu o Ironman, que tem as distâncias de 3,8 km de natação, 180 km de ciclismo e 42 km de corrida. Depois de algum tempo de treinamento, em 1978, foi realizado o 1º Ironman do Havaí, com participação de 15 atletas, vencido por um motorista de táxi, John Haley. No Brasil, a primeira prova de Triathlon foi realizada em 1983 no Rio de Janeiro.
Desde então o esporte tem evoluído muito. As distâncias olímpicas com 1.500 metros de natação, 40 km de ciclismo e 10 km de corrida é realizada pela Confederação Brasileira de Triathlon com participação de atletas de vários estados brasileiros.
Fonte (http://oradical.uol.com.br/triathlon/historiatriathlon.asp)